sábado, 16 de abril de 2011

O último dos Vira-Casacas

"be careful what you wish for"


A aceitação de Fernando Nobre para encabeçar a lista de deputados pelo círculo eleitoral de Lisboa caiu como uma bomba, num país que já não acredita na classe política. Naturalmente que, como cidadão livre que é, ninguém o pode impedir de participar em qualquer que seja o acto eleitoral, até porque não foi eleito Presidente da República.

Mas por mais "nobres" que sejam as razões que o levaram a aceitar o convite, o resultado não poderia ter sido outro, que não a revolta. Contrariamente ao que acontece na Nazaré, onde vereadores depois de eleitos, simplesmente desrespeitam os seus eleitores e o partido que patrocinou a sua eleição, e ainda mantiveram o apoio de boa parte daqueles que os acompanharam e o silêncio de muitos outros, ainda que por pouco tempo.

Acompanhei a campanha deste senhor e apesar de não ter votado nele, apreciei a forma como milhares de portugueses se envolveram no processo, e participaram activamente nos destinos do país, à margem dos partidos políticos. Neste momento, essa fatia considerável da população portuguesa, está hoje mais descrente do que alguma vez esteve, em relação à política, e isso sim é grave! Já para não falar que estaremos, provavelmente, perante o fim da proliferação dos movimentos independentes, em qualquer que seja o cenário.

Mais grave do que ter dito que nunca aceitaria um cargo político oferecido por um partido, foi não ter dado como terminado o movimento, no dia seguinte às eleições, e deixar em "stand by" todos quanto o acompanharam.

Talvez por sermos um país com uma democracia relativamente jovem, há aqueles que se pensam donos dos votos e dos eleitores. Puro engano! O único voto de que são donos é o deles mesmo, todo o resto é fruto de uma conjuntura favorável ou desfavorável. A legitimidade só perdura, enquanto nos mantemos fiéis aos princípios que assumimos defender.

A abundância de fundos e a incompetência ainda maior dos adversários, tem permitido que este tipo de políticos se venham perpetuando no poder! Mas também a hora deles vai chegar e ai só espero que se faça justiça, de forma implacável!

Sem comentários: