terça-feira, 23 de março de 2010

Vermicompostagem

Eisenia Fetida - minhoca vermelha
Vermicompostagem é uma técnica que consiste na reciclagem de resíduos alimentares, utilizando quase exclusivamente minhocas, obtendo húmus com excelentes propriedades para fertilização do solo, sem recurso a fertilizantes sintéticos, preservando o ambiente e aproveitando para conhecer melhor este ser vivo.

Durante a minha experiência em helicicultura, tive a oportunidade de aprender também, alguma coisa sobre a técnica da Vermicompostagem.
Custa-me verificar como este tipo de actividade ainda não é utilizado pelas autarquias na valorização dos resíduos orgânicos. Só com a valorização, será possível melhorar a recolha, de forma eficiente e higiénica.
O trabalho é essencialmente mecânico, e não requer grandes investimentos, nem parcerias público privadas. A tonelada de húmus chega a atingir, no mercado, mais de 300 euros. Sendo que, uma pequena autarquia pode produzir mais de 5 000 toneladas de lixo orgânico por ano, é só fazer as contas.

Mais links: http://abvsogm.blogs.sapo.pt/

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei muito muito do artigo,ainda existem pessoas com ideias, pena que nao sejam responsaveis por nada, esses só estao interessados em ler livros tecnicos como, ex: Falar em publico e,Como seduzir uma Mulher...