sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Restauração não tem que rimar com Turismo.


Há dias falava com um amigo, onde lhe apontava alguns dos prejuízos do turismo.

E fui confrontado com a seguinte frase da parte dele: "até te fica mal estares a criticar o turismo, sendo tu um comerciante!"

Ao que eu respondi: a sério? Fica-me mal? Porquê? Só existem comerciantes onde existe turismo?

Comércio e restauração não têm obrigatoriamente de estar ligados ao turismo! Prefiro mil vez trabalhar todo o inverno com a população local e com colaboradores devidamente qualificados, do que esperar por 2 meses para trabalhar que nem um louco, sem folgas e com jovens "verdes", tendo eu que lhes ensinar praticamente tudo, no que à profissão diz respeito.

Sou empresário de restauração, não sou empresário de restauração turística.
Claro que tenho a noção de onde vivo e onde implementei o meu negócio, mas se queremos um turismo de qualidade, é necessário antes de mais que os Invernos não sejam tão longos. Não me refiro a mais festas e festivais, falo de vida própria, falo de outras actividades importantes para o concelho, falo de profissões para todos.

Não podemos, nem devemos ser todos empregados de mesa, cozinheiros, recepcionistas, nem todos temos aptidão ou vontade para isso.
Queremos uma população activa e realizada profissionalmente?
É hora de se atribuir ao turismo "apenas" importância que este tem!

Já vivemos da pesca e "perdemos o barco"!
O turismo apareceu como "solução mágica", mas essas não existem!
Temos condições e características, que só um doido não aproveitaria para rentabilizar turisticamente, mas se queremos fixar os jovens, esta actividade já mostrou que não é, por si só, solução!

Sem comentários: