quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Reciclagem de latas


O alumínio é das poucas matérias-primas que pode ser reciclado vezes sem conta, sem nunca perder a qualidade.

Um bom exemplo de reciclagem, deste tipo de material, é o de latas de bebidas. Contudo, existe um grande inconveniente na sua recolha, que é a questão do espaço necessário ao seu armazenamento, o que resulta claramente, no escasso interesse por parte dos empresários, em recolher e armazenar as latas.

O mecanismo que se pode verificar na foto, é um instrumento já utilizado em muitos países, e que poderia ser utilizado em todos estabelecimentos que optam por utilizar este tipo de recipientes.

A economia de espaço, iria aumentar consideravelmente, a sua recolha com destino à reciclagem.

É fundamental que se olhe de forma diferente para as questões ambientais, (não apenas como um custo inevitável) e tentar encontrar forma de rentabilizar um material que é muito utilizado, já com um considerável valor nos mercados.

No Brasil, o principal país na reciclagem desta matéria prima, com índices de reciclagem na ordem dos 96,2%, o negócio já ultrapassa os mil milhões de Reais (440 milhões de Euros). Servindo muitas vezes como fonte de receita para pequenos clubes, que operam na colecta das latas.

Agora que foi eleita uma nova direcção para a ACISN, talvez a reciclagem fosse uma área interessante para debater e intervir. Fica a sugestão!

Sem comentários: